23 de jul. de 2009

informações para a imprensa

Aragão expõe objetos e perversões no SESIMINAS

Sadomasoquismo, ninfomania, castidade, voyeurismo. Parafilias e perversões diversas inspiram o artista mineiro José Carlos Aragão na criação de objetos de uma coleção inusitada, que ele expõe na Galeria de Arte SESIMINAS, a partir de 10 de setembro. Coleção íntima: objetos e perversões propõe, através da ironia, non sense e humor negro, uma reflexão sobre a sexualidade, revelando as fraturas e desvios recônditos de cada um e de uma sociedade fundada na repressão, tabus e preconceitos.
“Afinal, o que nos impõe a castidade como uma virtude? O livre arbítrio? A fé? Ou meras convenções sociais?” - questiona o artista. “E o que fazemos com nossas taras e desejos mais particulares? Apenas os catalogamos e guardamos em coleções secretas, nunca expostas – muitas vezes, nem a quem compartilha da nossa mais estreita intimidade?”

SOBRE O ARTISTA

Aragão realiza sua primeira exposição individual em Belo Horizonte, após graduar-se em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, em 2008, aos 51 anos de idade. Sua trajetória artística, contudo, começou há mais de três décadas.
Como autodidata, dedicou-se ocasionalmente à pintura e, com mais assiduidade, ao jornalismo, às artes gráficas, ao teatro e à literatura, obtendo vários prêmios no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, optou por dedicar-se à escultura, preferindo, no entanto, desenvolver propostas no campo da chamada arte conceitual, como intervenções urbanas, instalações, objetos e ações poéticas efêmeras.
Em 2005, realizou a performance artístico-literária Palavras ao vento (no projeto Ceníssimas; EBA/UFMG) e, no ano seguinte, participou de duas coletivas, na Galeria da Escola de Belas Artes e no Centro Cultural da UFMG. Em 2007, apresentou suas instalações Faça você mesmo #1 e #2 na Galeria de Arte da EBA/UFMG e foi selecionado para a Bienal de Artes do Triângulo, em Uberlândia. No mesmo ano, foi selecionado para o evento de arte urbana MultipliCIDADE, em Vitória (ES). Participou, em 2008, do 7° Salão de Arte Contemporânea de Jataí (GO) e realizou a intervenção urbana Espaço reservado #4 nas ruas de Diamantina (MG), durante o 40° Festival de Inverno da UFMG.

SERVIÇO:

Coleção íntima
Objetos e perversões de José Carlos Aragão
Curadoria: Lucas Dupin
Abertura: 10/setembro/2009
Visitação: 11/setembro a 4/outubro/2009
De terça a domingo, de 9 às 21h
Entrada franca
Galeria de Arte SESIMINAS
Rua Pe. Marinho, 60 – Sta. Efigênia
Belo Horizonte - MG

Artista selecionado através do edital de Exposições da Galeria de Arte SESIMINAS/2009.

Um comentário:

  1. Oi Aragão, adorei seu livro e sua visita no Gato de Sofá. Minas é um belo capítulo na minha vida. Quem me leva de volta àquelas terras, sempre é bem vindo.
    Abs.
    Luciana

    ResponderExcluir